Ataques de pânico e ansiedade são problemas diferente, mas que muitas vezes andam de mãos dadas. Um ataque de pânico faz parte dos grupos ansiosos. Mas qual é a diferença dessas duas condições clínicas?
Ataque de pânico ocorre quando os sintomas da crise de ansiedade são potencializados. A diferencia de ansiedade e de ataque de pânico tá na intensidade dos sintomas, na duração e na imprevisibilidade de quando irá ocorrer. Ou seja, a ansiedade tem causas mais lógicas e concretas com algo que está ali causando meu estresse, uma reunião, um trabalho de escola, uma ida ao dentista, um encontro amoroso, já o ataque de pânico não tem hora, lugar e nem motivo pra começar e com crises ocorrendo mais de uma vez. Essa repetição de ataques caracteriza o transtorno do ataque de pânico.
A ansiedade é um sentimento comum do ser humano, com certeza todos nós já passamos por uma situação ansiosa por algum acontecimento que está para acontecer criando uma grande expectativa. A ansiedade nós protege de situações de perigo nós preparando para situações conflituosas e que nos sentimos ameaçado. Em alguns casos a ansiedade se torna muito intensa e excessiva e situações que antes eram do dia a dia, do cotidiano, agora passa a ser uma ameaça, um perigo. A ansiedade vai causar sintomas físicos chatos como falta de ar, palpitações no coração, tontura, etc.
A boa notícia é que tanto a ansiedade como o ataque de pânico tem tratamento e ele é feito com uso de medicamentos e terapia cognitivo comportamental.
Como lidar com Ataques de Pânico e Ansiedade
Ataques de pânico e ansiedade são doenças mentais comuns que atingem milhões de pessoas em todo o mundo. Os ataques de pânico trazem a crença de morte fazendo com a pessoa sinta aquela sensação tão intensamente que acreditam que irão morrer naquele exato momento.
Sintomas de um ataque de pânico podem incluir suar, tremer, falta de ar, náusea, tontura e desconforto no peito. A ansiedade é definida como um sentimento de preocupação, medo e tensão. É normal experimentar ansiedade de vez em quando, mas quando se torna muito forte e interfere nos aspectos diários da vida, pode ser sinal de uma doença de ansiedade.
Sintomas de ansiedade podem incluir dificuldade em respirar, palpitações, náusea, dor de cabeça, insônia e tensão muscular. O tratamento para ataques de pânico e ansiedade geralmente envolve terapia, medicamentos e técnicas de relaxamento. Se você tem sintomas destas duas doenças, é importante procurar ajuda profissional.
O que causa Ataques de Pânico e Ansiedade
Ataques de pânico e ansiedade são comuns e podem acontecer por diversos fatores, seja eles emocionais, físicos ou ambientais. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de ataques de pânico e ansiedade são:
• Estresse: estar em estado de stress com muita frequência, ,muita intensidade e desproporcional a situação real que a pessoa se encontra.
• Casos na família: as chances de ter ansiedade ou ataque de pânico se tornam maior se o indivíduo tem histórico familiar de pessoas com esses problema ou outros.
• Traumas : experiências e eventos negativos do passado que te fizeram se sentir incapaz ou estagnado diante de um problema, podem desencadear transtornos mentais como ataque de pânico e ansiedade.
• Consumo de bebida alcoólica, cigarros e drogas: essas substâncias podem potencializar ou desencadear ansiedade, ataque de pânico ou os dois.
• Medicamentos: Alguns medicamentos podem provocar certas doenças e transtornos mentais.
• Outras doenças: outros problemas físicos como pressão alta ou alergias, podem contribuir para o desenvolvimento de ansiedade e ataques de pânico.
• Problemas de saúde mental: Algumas condições de saúde mental, como depressão, podem desencadear sintomas de ansiedade e ataques de pânico.
Tratamento de Ataques de Pânico e Ansiedade
Se você está sofrendo com ataque de pânico e ansiedade, saiba que existe tratamento e técnicas para aliviar seus sintomas incômodos e desagradáveis. Um desses tratamentos inclui a terapia comportamental cognitiva, que irá mudar suas emoções e sentimentos que estão distorcidos e te levando a esse pico de estresse.
Trabalhar a respiração também é uma ótima forma de aliviar os sintomas da ansiedade e do ataque de pânico. Tentar colocar os pensamentos em coisas prazerosas, agradáveis e positivas é muit0 importante porque você irá mudar o foco dos seus pensamentos para aquilo que está acontecendo ali. Fique relaxado, sente em um lugar tranquilo, respire e pense que tudo isso vai passar.
Finalmente, o tratamento de ataques de pânico e ansiedade também pode incluir medicamentos prescritos por um profissional da saúde especializado na causa, bem como suplementos e ervas medicinais usados para aliviar os sintomas.
Os tratamentos podem ser realizados individualmente ou em grupo, dependendo de sua preferência.
Estudos Clínicos sobre Ataques de Pânico e Ansiedade
Os estudos clínicos sobre ataques de pânico e ansiedade têm se concentrado em diferentes tratamentos para a condição, para assim aliviar os efeitos desagradáveis que esse problema proporciona para a vida do outro. Um dos tratamentos mais usados e comum é o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como antidepressivos, tranquilizantes e outros remédios.
Outras abordagens incluem a terapia cognitiva comportamental, que auxilia as pessoas a enxergar que não são as situações que te fazem se sentir de uma determinada maneira mais sim o que você pensa sobre essas situações e como você reage a elas. Esse tratamento irá te ajudar a lidar de forma saudável e calma com essas situações.
Alguns estudos também estudam os efeitos de técnicas de relaxamento, como ioga, caminhada e meditação, e tratamentos naturais como sumo de ervas medicinais. Os pesquisadores também estudam novas abordagens, como a terapia de exposição virtual, que usa tecnologia de realidade virtual para ajudar as pessoas a confrontar seus medos.
Identificando e Tratando Ataques de Pânico e Ansiedade
Ataques de pânico e ansiedade são transtornos que afetam muita pessoas, porém há um preconceito muito grande quando se fala desses problemas. Você sabe quais são os sintomas desses dois problemas e quais os tratamentos eficazes para ajudar na diminuição dos sintoma ou da erradicação desses distúrbios?
Prestar atenção nos sintomas físicos e emocionais desses transtornos é importante para identificar qual deles está afetando sua vida e impossibilitando um cotidiano normal e feliz. Sintomas como aumento dos batimentos cardíacos, fadiga, irritabilidade, tensão, falta de sono, tremores, medo exagerado, náuseas, falta de ar, sensação de que vai morrer, dores de cabeça, etc.
Se você conseguir identificar todos os empecilhos que te levam a ter esses ataques, será mais fácil enfrentá-los. Com certeza, passar por sentimentos confusos, irreais, desconfortantes e desagradáveis não é uma tarefa fácil, mas ir em busca de conhecimento e informações sobre esse problema é um forma lega de se manter se informado e de tentar colocar uma pedra nesse impasse.
Também é importante procurar ajuda médica para descartar outras causas e possíveis tratamentos, como medicamentos. Além da terapia e medicamentos, existem algumas técnicas de relaxamento que podem ajudar a controlar ataques de pânico e ansiedade.
Respiração profunda, técnicas de relaxamento muscular e meditação são exemplos de técnicas que podem ajudar a diminuir os sintomas e diminuir a intensidade dos ataques.
Os Efeitos Psicológicos dos Ataques de Pânico e Ansiedade
Ataques de pânico e ansiedade podem produzir efeitos psicológicos significativos em quem sofre destes transtornos. Os indivíduos podem experimentar uma variedade de sintomas, incluindo medo intenso, preocupação exagerada, sentimentos de desesperança e desamparo, sentimentos de isolamento, sentimentos de culpa, sentimentos de vergonha ou inadequação, e sentimentos de perda de controle.
O indivíduo também pode perder o interesse nas atividades que antes eram importantes para ele. Além disso, pode experimentar dificuldades de concentração e de memória, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade, dificuldades de sono, e sentimentos persistentes de tristeza ou depressão.
O indivíduo pode ainda ter sentimentos de ansiedade e preocupação sobre a sua saúde e a possibilidade de ter outro ataque de pânico. Por fim, os ataques de pânico e ansiedade podem levar ao uso excessivo de substâncias, como álcool e drogas, como forma de lidar com estes sentimentos.
Os Benefícios da Terapia Cognitiva para Ataques de Pânico e Ansiedade
São incontáveis o benefícios que a terapia cognitiva comportamental traz para os pacientes que sofrem com ansiedade e ataques de pânico. Alguns exemplos são:
1. Transforma pensamentos, sentimentos e emoções ruins que estão prejudicando sua saúde mental, causando ansiedade e ataque de pânico, quando não outras doenças psíquicas.
2. Ajuda você a se conhecer melhor e assim descobrir o que está causando isso e como você pode lidar ou transforma essa sua realidade.
3. Você irá criar suas próprias técnicas e métodos para lidar com esses impasse.
4. Ajuda a desenvolver estratégias para lidar com pensamentos e comportamentos que estão contribuindo para o seu estado de ansiedade.
5. Ajuda a desenvolver habilidades para enfrentar os medos e os pensamentos negativos que estão contribuindo para o seu estado de ansiedade.
6. Ajuda a melhorar o seu senso de controle sobre o que está causando o pânico e a ansiedade.
7. Ajuda a aumentar a sua autoestima e a melhorar a sua capacidade de enfrentar problemas.
8. Você já pensou em enfrentar seus problemas mesmo que a situação atual não seja favorável? Pois é, você tem que ter em mente que você é capaz , tem que fazer o seu melhor para alcançar seus objetivos e enfrentar suas batalhas e sair vencedor. Procure e ache formas e mais formas de combater a ansiedade e o ataque de pânico e lembre-se, você é um vencedor.
Como Enfrentar Medos e Fobias Relacionados com Ataques de Pânico e Ansiedade.
1. Fique calmo e não entre em desespero diante da sua atual situação. Entenda que tudo isso que você está passando irá passar e que você não é o único que está vivenciando esses sintomas.
2. Conheça os sinais e sintomas de ansiedade e ataque de pânico: você pode encontra informações em sites, livros, tv e vários meios de comunicação sobre diversos distúrbios e transtornos mentais. Saber que ansiedade é normal na vida de todas as pessoas, porém quando isso se torna extremo e exagerado é total importância ficar atento se você não está desenvolvimento algum distúrbio.
3. Pratique técnicas de relaxamento: aprender técnicas de relaxamento e respiratório é uma ótima maneira de lidar com os sintomas de ansiedade e pânico. Estas técnicas ajudam a controlar a respiração e a regular o ritmo cardíaco, o que pode ajudar a aumentar a sensação de calma.
4. Converse com um profissional especializado na causa: se você estiver preocupado com os seus medos e fobias relacionados a ataques de pânico e ansiedade, então é importante que você converse com um médico, terapeuta ou psicólogo. Eles irão te ajudar a encontrar as causas dos seus sintomas e também ajudar a encontrar maneiras de lidar com eles.
5. Procure outras opções de tratamento: existem diversas opções de tratamento que podem ajudar a lidar com medos e fobias relacionados a ataques de pânico e ansiedade, como terapia cognitivo comportamental, medicamentos, técnicas de relaxamento e autoconhecimento. Sempre vá em busca de novas informações sobre o seu problema.
Como as Técnicas de Relaxamento Ajudam na Prevenção de Ataques de Pânico e Ansiedade
Existem técnicas e métodos de relaxamento que podem ajudar na prevenção e na redução de ataques de pânico e ansiedade de diversas formas. Essas técnicas ajudam a controlar níveis de estrese, nervosismo e irritabilidade, que contribuem para ataque de pânico e ansiedade. Técnicas de relaxamento podem ser usados tanto nas crises quanto antes das crises de pânico e ansiedade para diminuir a chances delas virem.
Essa técnica não vai impedir você de ter crises e ela não vai substitui de forma nenhuma um tratamento adequado de um quadro de pânico, por isso é sempre bom buscar primeiro a ajuda de um médico. Lembrando que se bem tratado, esse problema pode chegar perto da remissão ou da cura.
Primeiro ponto, você está tendo a crise e sabe-se que isso não é grave e já tem um diagnóstico do problema, mantenha a calma, você não vai morrer, tenha certeza disso. Respire fundo e lentamente, concentre-se na sua respiração, conte até cinco, solto o ar e relaxe o músculo. Conte até dez e comece de novo. Isso você pode fazer quantas vezes por necessário.