1. Distúrbios de pensamento
Os Distúrbios de Pensamento são um conjunto de transtornos mentais que se configuram pela existência de pensamentos confusos, antinaturais, descontrolados, desorganizados e irracionais. Estes pensamentos afetam o cotidiano das pessoas, impedindo as mesmas de realizarem suas atividades do dia a dia de uma forma normal.
Os principais sintomas dos Distúrbios de Pensamento são: dificuldade em se concentrar, dificuldade em tomar decisões simples, sensação de medo, tremores no corpo, dores no peito, sentimentos de desespero, falta de ar, coração acelerado, comportamentos compulsivos, tensão muscular, irritabilidade, entre muitos outras sensações. Todos esses sintomas afetam de forma significativa a vida desses indivíduos.
Não existe cura para os Distúrbios de Pensamento, mas existe tratamentos com medicação, terapias, além de hábitos saudáveis que podem ser eficazes no tratamento da ansiedade. Medicamentos e terapias amenizam seus sintomas. É sempre bom que o paciente organize sua rotina, invista em autoconhecimento, busque entender seus pensamentos, sentimentos e desejos, faça atividades físicas, yoga, meditações, nutra bons pensamentos, durma bem, evite o isolamento social. Ademais, é fundamental que o paciente conte com ajuda de familiares e amigos para acreditar no seu potencial e melhorar significativamente sua autoconfiança e autoestima.
É importante que o paciente procure ajuda profissional o quanto antes para iniciar o tratamento adequado, pois pode haver fatores de risco como piora no quadro clinico do paciente levando a uma depressão.
2. Medo e Preocupação Excessiva
Em algum momento da vida, todos nós experimentaremos sentimentos de medo e de preocupações excessivas. Esses sentimentos sempre vão ocorrer em determinadas situações, porém há dificultadas de lidarmos com elas quando se tornam exagerados.
O medo faz com que liberemos adrenalina que nos ajuda a ficar alerta e preparados para responder a perigos potenciais, isso faz parte do instinto de sobrevivência e é muito importante para a existência dos seres humanos. É natural sentirmos medo quando enfrentamos algo que nos abala ou nos deixa vulneráveis a determinadas situações. Contudo, vivenciar medos e preocupações excessivas, mesmo quando não existe um perigo real, pode ser desestimulante e exaustivo.
Um dos principais sintomas da ansiedade, é a preocupação excessiva e ela acarreta pensamentos negativos, preocupações extremas com saúde, filhos, trabalho, estudos, pavor de eventos desconhecidos, receio e desânimo de realizar alguma atividade do cotidiano.
Conhecer seus sentimentos é de extrema importância para lidar com todos esses impasses. Saber lidar consigo mesmo e reconhecer quando está muito ansioso e tenso é bom para tomar um tempo e se concentrar e assim acalmar o sistema nervoso. Outras maneiras de lidar com suas emoções é ter autoconfiança, praticar relaxamento, ouvir sons da natureza ou da água para se acalmar, ter um hobby, fazer terapia, fazer exercícios e se manter cercado de pessoas que te motivem e te incentivam.
Procure ajuda se estiver tendo problemas em realizar atividades que antes eram simples e corriqueiras ou se esses problemas estiverem interferindo na sua capacidade de viver, se relacionar ou realizar a suas metas. Busque ajuda profissional como psiquiatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
3. Incapacidade de Relaxar
Saiba que você não está sozinho na luta contra o excesso de pensamentos e estresses da vida. Muitos batalham contra essa sensação de incapacidade de relaxar e desacelerar esses turbilhões de emoções.
Desacelerar exige prática, calma e uma boa dose de serenidade. Se você não consegue relaxar e sempre está ansioso, tenso ou aborrecido, você pode está sofrendo de transtornos de ansiedade e isso aponta que você precisa procurar ajuda para acalmar a mente e ter uma qualidade de vida melhor.
Você já parou para pensar quais os fatores que estão favorecendo para toda esse estresse desmedido? Alguns fatores como: problemas no trabalho, brigas com colegas, parentes, amigos, dificuldades financeiras, problemas com saúde, aquela queda de cabelo, a não aprovação de um concurso, metas e objetivos frustrados. Identificando tais problemas e causas, você pode correr atrás de solucionar essas questões.
Além do mais, procure formas de lazer, inclua na sua rotina o contato com a natureza, músicas, danças, leitura, filmes. Se permita ser feliz para o bem da sua saúde mental e física. Todas essas atividade, alinhadas com autoconfiança e determinação, irão te proporcionar menos estresse e uma ótima qualidade de vida.
Se você fizer tudo isso e não conseguir êxito, busque ajuda profissional o quanto antes. Com ajuda do mesmo, você irá encontrar com mais facilidades os fatores que estão te levando a esse ponto e irá encontrar maneiras eficazes para te ajudar. Com o passar do tempo, você vai aprender a lidar com esse estresse e viverá mais relaxada.
4. Sensação de Desespero
Se sentir desesperado e angustiado é bastante desconfortável e incômodo. Sentir que estamos diante de uma situação que não tem saída, provoca um desanimo muito grande em qualquer pessoa. Não encontramos saída e nem temos esperanças ou entusiasmo de encontrar.
Todas essas sensações, vem acompanhadas de angustias sem fim, medo exagerado e depressão. O isolamento é uma forma encontrada de se sentir melhor em meio a uma sensação que já não se tem mais controle. A situação já se tornou tão grande que não se enxerga um meio de transformar ou acabar com o problema atual. Isolar-se é melhor e procurar ajuda não é uma opção.
Todos temos angustias e conflitos e é necessário entender que isso é normal. Termos emoções e sentimentos diante de uma dor, problema ou angustia é uma resposta natural e espontâneo do ser humano.
Não se prive de emoções, em meio ao desespero, mantenha a calma, respire fundo, chore se precisar, conte até dez e siga, você consegue. Converse com um psicólogo, com seus pais, amigos, fale de seus sentimentos, escreva sobre eles, compartilhe com alguém que talvez esteja passando pelo mesmo problema. Lembre-se que todos os sentimentos são temporários, tudo irá fluir com o passar do tempo. Todos esses sentimentos são válvulas de escapes e de defesas do nosso organismo, são necessárias e importantes.
5. Pensamentos Negativos
Quando nos sentimos tristes e com pensamentos negativos, inevitavelmente ficamos inseguros e ansiosos, repletos de questionamentos. Esses questionamentos podem vir de vários lugares, como: a falta de confiança em nós mesmos, autocrítica, lembranças negativas e ruins dos erros do passado, entre outros.
Pensamentos negativos contribuem de forma relevante para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, como: ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e fobias. Se conseguirmos identificá-los, torna-se fácil “administrar” e assim diminuir a intensidade a frequência desses sentimentos negativos.
Conheça e aceite seus pensamentos negativos, pois além de serem normais, todo mundo passa por isso. Se você não conseguir lidar com eles e fizer de tudo para eles desaparecerem, você ficará mais ansioso, além de não encontrar a solução. Tente lidar, enfrentar, conviver e encarar eles de forma saudável.
Procure maneiras de ver as coisas de forma positiva e otimista. Tente ver a vida e os problemas como algo mais leve e natural. Faça coisas que te deixe feliz e que ocupe sua mente de forma leve, lendo um livro, assistindo uma serie, passeando no zoológico, indo em um parque, visitando sua família, fazendo uma chamada de vídeo.
Certamente, tudo isso trará melhoras significativas para quem estiver com dificuldades e ansiedade. Mas lembre-se que a terapia é muito importante e fundamental quando tudo isso não estiver te ajudando. A ajuda de um profissional é muito importante quando você achar que não tem mais solução. Ele te ajudará com meios de encontrar a felicidade e a tranquilidade que você tanto almeja.
6. Falta de Concentração
Você certamente já se encontrou desconcentrado em algo muito importante e significativo. A falta de concentração atrapalha e afeta nosso desemprenho nas atividades. isso torna-se preocupante a medida que você perde o foco do que deveria ser efeito.
Ela pode ter muitas causas, que podem ser; estresse, esgotamento mental, distração com outras coisas, cansaço, problemas emocionais, diversas tarefas para serem realizadas ao mesmo tempo. Somando a tudo isso, existem certos medicamentos que podem prejudicar a concentração
Em meio a todo esse caos, existem maneiras de você conseguir se concentrar. Comece listando as causas dessa distração. Tenha mais força de vontade e confiança, dê prioridade para o que você está fazendo, se afaste de distrações externas, faça pausas e depois volte a se concentrar, se organize. Tudo isso pode ajudar melhorar na sua concentração.
Desenvolva hábitos e hobbies saldáveis para lhe ajudar a se concentrar. Pratique atividade física, corra, pedale, dance, faça yoga, coma alimentos nutritivos, descanse, durma bem, estabeleça uma rotina saudável e bem organizada.
Finalmente, não menos importante, se tudo isso não lhe ajudar, procure ajuda médica. Existem inúmeras causas para a falta de concentração e esse problema pode ser prejudicial e impactar de forma negativa as suas obrigações.
7. Estresse
Com certeza você já se viu estressado muitas vezes na vida. Estresse é uma reação natural e biológica do seu corpo. Ele nos coloca em alerta quando estamos nos sentindo ameaçados e precisamos reagir de alguma forma ao perigo. Mesmo sendo necessário, normal e saudável para nossa existência, o estresse pode causar sintomas não muito legais e indesejáveis.
Sem dúvidas, o estresse, quando se torna longo, causa problemas para a saúde do individuo. Problemas esses físicos e mentais. Se você sentir dores de cabeça, estômago irritado, irritabilidade, insônia, dificuldade em se concentrar, cansaço, palpitações no coração, tensão muscular, tudo isso pode indicar que você esteja estressado.
Embora tenha uma certa dificuldade em controlar o estresse, existem formas e estratégias que têm potencial de ajudar. Uma das formas é conhecendo o que te faz ficar estressado facilmente.
Algumas estratégias de controle de estresse são: evitar bebidas alcoólicas, durma bem, em média de 7 a 8 horas por dia, alimente-se bem, controle sua respiração, não se irrite facilmente, procure achar uma solução para os problemas com calma, procure ler sobre o assunto, tente se livrar de questões bobas que te estressam, tente se manter otimista.
É fundamental, que você saiba, que todos nós lidamos com nossos problemas, estresses, raivas, emoções, de forma diferente. não se culpe, torture ou se martirize. Tudo leva um tempo e com seus problemas não é diferente. Se você entender isso, você está no rumo certo.
8. Falta de Motivação
Milhões de pessoas convivem com um problema chamado falta de motivação, um problema que impede muitas vezes de continuarmos realizando nossas tarefas do dia a dia. Com a falta de motivação, é fácil você se sentir pra baixo e com um sentimento de sofrimento e tristeza. Perdemos o prazer de fazer aquilo que antes era normal.
Felizmente, temos formas de alcançar a motivação de volta. Estabeleça metas para si mesmo, busque estratégias que irão te deixar feliz, fique feliz com suas pequenas vitórias, apegue-se a sua espiritualidade, abrace e sinta-se realizado com coisas simples, como, visitar seus avós, levar o cachorro para passear, conversar com os vizinhos, beber um chá, jogar um joguinho, assistir desenhos antigos, dizer eu te amo. Sinta-se alegre e seja otimista, você só tem a ganhar e o beneficiado é você mesmo.
Você já ousou ir além da suas possibilidades, sonhou alto ou se desafiou? O seu sucesso depende você, dedique-se o máximo, trace planos e mais planos para ser feliz, não se permita ficar deitado ou chorando por algo que você não sabe do que se trata ou de algo que já aconteceu e não tem mais volta. Vai no seu tempo, permita-se, mas não desista.
Mergulhe naquilo que te faz bem, seja o que for, dançar, cantar, sair, passear, estudar coisas que você tem vocação, correr atrás daquele emprego, daquele concurso, vestibular, esporte. Não se cobrar e desistir, já é uma forma de mostrar para si mesmo que você é capaz de se fazer feliz
Depois de tudo isso, crie seus próprios horários, faça anotações, liste o que te traz uma lembrança gostosa e nostálgica e mantenha o foco no seus objetivos.
Através dessas e outras mudanças, algumas simples e outras complexas, você encontrara a motivação. Seu progresso está em suas mãos e só você pode dar um rumo a sua historia, tenha em mente que você é forte e sempre confie no seu potencial, você pode alcançar seus objetivos.
9. Dificuldade de Tomar Decisões
Quem nunca teve aquele dilema entre escolher esse ou aquele? Às vezes parece uma escolha muito difícil, e nos encontramos perdidos diante de uma decisão. Dificuldades de tomar decisões são comuns, mas isso pode causar alguns estreses.
Quando estamos diante de uma escolha e tomada de decisão, analisamos todas as informações que irão influenciar no escolhido. Observamos, palpitamos, vemos a melhor decisão a ser tomada, pensamos e tomamos a esperada decisão. Mas tomar uma decisão, muitas vezes não é uma tarefa fácil, levando em conta que existem decisões que são ,no mínimo, difíceis e terão consequências.
Muitas vezes, pedimos a opinião de outras pessoas, o que influencia nas nossas decisões. Diferentes opiniões, faz com que observemos a questão com outra perspectiva e a decisão pode ser alterada com base nisso.
Interferindo ou não, alterando ou não, a decisão só cabe a você mesmo. Você tem que se sentir em harmonia com a sua escolha. Se a escolha é sua, então, há um importância para você.
No final, existirá decisões difíceis de serem tomadas, deixe que as pessoas te deem conselhos, mas faça suas escochas com base no que é confortável para você.
10. Irritabilidade e Ansiedade
A irritabilidade e ansiedade são dois problemas que andam lado a lado e estão presentes na vida das pessoas. A irritabilidade é um mal que afeta nosso humor, nos tornando desagradáveis e acaba frustrando outras pessoas. A ansiedade é um conjunto de sentimentos de aflição, agonia e medo de algo desconhecido.
Muitas coisas podem deixar uma pessoa irritada, como: problemas de saúde, brigas de casais, dificuldade em solucionar um problema, falta de sono, fome, uma espera, alguém mexer nas suas coisas, você descobrir algo desagradável, consumo exagerado de bebidas ou drogas. Pode, inclusive, ser algo mais sério, como, um quadro de depressão ou transtorno bipolar.
A ansiedade, por sua vez, é um estado intenso e longo de angustia e medo. Pode ser causados por inúmeros fatores, como os listados a cima. Uma pessoa ansiosa apresenta varias caracterizas prejudiciais para a mente e o corpo.
Tratamento para esses dois problemas se faz necessário. Terapias, medicamentos, ajudariam a reduzir os efeitos maléficos que eles trazem.
A terapia comportamental ajuda as pessoas a identificar e gerenciar os fatores desencadeantes de seu humor. Os medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas da irritabilidade e da ansiedade.
Se você conhece ou está passando por esses problemas, saiba que há soluções, existem profissionais especializados para ajudar você a ter uma qualidade de vida melhor, além de descobrir os motivos que estão te levando a manifestá-las.
Conclusão
Saiba que você pode e deve procurar ajuda para os diversos transtornos mentais que você esteja enfrentando, existem diversos especialistas que cuidaram de você. Liberte- se de preconceitos e saiba que muitas vezes não conseguimos lidar nem solucionar problemas da nossa vida e esta tudo bem.
Busque ajuda antes que a ansiedade se agrave e torne-se um problema mais sério. Com ajuda necessária, os sintomas da ansiedade serão controladas e você terá um vida melhor, mais saudável e plena.