É fácil se envolver no lado comercial de administrar sua própria creche. Mas é uma boa ideia lembrar o componente central de qualquer creche, que é uma população de crianças muito pequenas. Você faz tudo o que pode para preparar sua creche, de modo que possa atender às necessidades médicas, nutricionais, educacionais e sociais das crianças enquanto elas estão sob seus cuidados. Mas permanece o fato de que crianças pequenas são criaturas emocionais e lidar com questões emocionais faz parte de cuidar delas.
A ansiedade da separação é um evento comum que você enfrentará ao lidar com uma criança que está entrando em sua comunidade de creches. Na verdade, existem dois lados da ansiedade de separação. É claro que há o mal-estar doméstico que a criança exibirá quando estiver tentando se adaptar à nova situação. Mas também existe uma ansiedade de separação no pai que vem à tona de várias maneiras. Você pode ver explosões emocionais de uma mãe ao cair na cama ou pode vir à tona em telefonemas frequentes para verificar como está a criança ou até mesmo para falar com o filho mais novo.
Uma maneira de reduzir o impacto de como os pais de seus filhos da creche são atingidos pela ansiedade da separação é o aconselhamento precoce e o diálogo sobre o problema. Muitos pais negarão que terão essas emoções quando deixarem seus filhos. Mas se esta é a primeira experiência de usar uma creche para um pai, será uma emoção que mamãe ou papai sentirão, mesmo que nada seja dito.
Existem várias maneiras de ajudar os pais a se sentirem mais à vontade para deixar o filho na creche. Você pode sugerir que os pais considerem usar a creche por um dia de graça e que a mãe ou o pai ou ambos tirem um dia de folga para passear, observem como o dia é organizado, testemunhem seu filho curtindo o tempo com as outras crianças e vejam o profissionalismo, cordialidade e carinho da equipe. Esse dia pode valer a pena o dia de folga para ajudar os pais a se sentirem confortáveis sobre onde estão deixando seus filhos.
Esse dia livre também pode ajudar a criança a se acostumar a estar neste novo ambiente, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade de separação que a criança inevitavelmente sentirá durante as primeiras semanas, conforme se acostuma com a creche. Mas há outras medidas a serem tomadas antes do primeiro dia para ajudar a criança a ir para a creche com redução do estresse, incluindo …
• Peça que a mãe e o pai conversem sobre creche com a criança, para que a criança não seja pega de surpresa.
• Se houver um amiguinho que a criança já conhece na creche, certifique-se de que a conexão seja compreendida e até mesmo que a criança seja saudada no carro pelo amigo e acompanhada até o playground.
• Permita que a mãe ou o pai “apareçam” de vez em quando durante as primeiras semanas ou duas para aumentar o nível de conforto.
• Certifique-se de que a criança veja as funcionárias da creche conversando com a mãe e o pai, para que saiba que são adultos de confiança.
• Incentive os funcionários da creche a se relacionarem com crianças específicas para que, quando a ansiedade surgir, aquele funcionário especial possa ser um conforto para aquela criança.
Quando a ansiedade da separação é forte na creche, quando a mãe ou o pai não estão presentes, é bom não ignorar ou menosprezar a criança. Pode ser o resultado de ansiedade por causa de um jogo ou de um conflito com outra criança. E quando a criança ansiosa quer que a mãe ou o pai ajudem com a dificuldade, não ver esse pai pode causar ansiedade ou até pânico.
Acima de tudo, os trabalhadores devem permanecer calmos. Seja reconfortante, compreensivo e complacente. Se a criança precisar ficar longe do grupo por um tempo, torne isso possível para que ela possa ficar em um ambiente menor com adultos e crianças de confiança com os quais a criança se sinta à vontade até que a ansiedade passe. Lembre-se de que o medo e a ansiedade crescerão quando a criança sentir isso nos outros, mas se ela sentir calma, calor e aceitação, isso ajudará muito a reduzir a ansiedade de separação em qualquer criança que está apenas se acostumando com o novo e assustador mundo do dia Cuidado.