Existem diversos sintomas do transtorno de ansiedade que incluem: arritmia cardíaca, irritabilidade, alteração do sono, medo exagerado, tensão muscular, pensamentos obsessivos, tremores, cansaço, pensamentos negativos, boca seca, problemas digestivos e outros.
Ente os transtornos de ansiedade mais encontrados estão: transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, transtorno de estresse pós-traumático e fobia social.
Esses transtornos tem um impacto negativo muito grande na vida das pessoas, afetando todas as áreas da sua vida como: relações com familiares, amigo e colegas, mau desempenho no trabalho, afeta a saúde mental e física e a realização de tarefas que antes eram comum.
Todos esses sintomas atrapalham e prejudicam de tal forma o individuo, que muitas vezes algumas mudanças no hábito de vida não são suficientes para superar esse impasses, fazendo-se necessário a ajuda de um profissional como psiquiatra.
O transtorno de ansiedade pode favorecer o risco de outras doenças como problemas respiratórios e cardíacos. Todas essas questões tornam a vida da pessoa mais estressante e com desafios difíceis de serem lidados.
Tratamentos para transtorno de ansiedade
1. Terapia Cognitivo Comportamental : além de ser a principal forma de tratamento para o transtorno de ansiedade, ela ajuda a identificar o que está levando o paciente a ter pensamentos ruins, irracionais e prejudiciais para sua saúde mental como um todo. Esse tratamento irá procurar formas de substituir esses maus pensamentos por outros de qualidade e bem bem estar na vida do mesmo.
2. Exercícios de Relaxamento: exercícios, como yoga e pilates, tai chi chuan, atividades físicas como corrida, respiração profunda ajudam de forma significantes para aliviar a ansiedade.
3. Mudanças na alimentação: fugir de alimentos que podem aumentar os níveis da ansiedade, como café, álcool e açúcar.
4. Terapia de grupo: assim o indivíduo irá compartilhar suas experiências, sentimentos, emoções e aflições com outras pesa-os que talvez estejam passando pelo memo. Além de estabelecerem uma conexão e dividirem formas de lidarem com esse problema.
5. Terapia nutricional: essa terapia auxilia as pessoas a descobrirem os efeitos que alguns alimentos podem ter no aumento da ansiedade e do seu humor.
6. Terapia de Exposição: essa terapia irá lhe expor a problemas que você se sente desconfortável para assim ajudar-lhe a superar e encarar seus temores de forma segura.
Exercícios para aliviar sintomas de transtorno de ansiedade
A prática de exercícios são uma ótima forma de aliviar os sintomas de transtorno de ansiedade. Você pode encontrar atividades que você goste e que te faça bem. Além de ser uma ótima forma de lazer, ela irá proporcionar ajuda para sua saúde mental.
Uma forma seria começando de leve com exercícios de corrida, natação, ciclismo ou yoga. Estes exercícios são bons para para tirar o desconforto e fazer com que você se acostume. Eles vão contribuir para tirar o estresse do dia a dia e irão te ajudara a relaxar e liberar a ansiedade que está dentro de si.
Pratique também exercícios de resistência, que irão pôr à prova sua capacidade e desemprenho diante deles. Eles são são ótimos para ajudar a aumentar a força e energia, o que é essencial para ajudar a acabar com o cansaço e aumentar a sua determinação. Exercícios de resistência também podem ajudar a melhorar a autoestima e a confiança.
Se você quiser um exercício mais eficaz, deve experimentar exercícios aeróbicos. Eles irão aumentar sua energia e seu potencial, aliviando a ansiedade, o estresse e melhorando significativamente sua saúde psicológica.
Por último, se você está procurando por uma forma de diversão e animação enquanto pratica essas atividades, pode buscar algumas atividades com outras pessoas como dança, tênis e natação. Estes exercícios são ótimos para ajudar a aumentar a energia, reduzir o estresse e melhorar a socialização.
Fator de risco para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade
Existem alguns fatores de risco para o aparecimento de transtornos de ansiedade que estão incluso vários fatores: biológicos, psicológicos e ambientais. Nos fatores biológicos, encontramos a predisposição genética que faz com que haja o aumento da possibilidade do indivíduo em adquirir alguma doença.
Nos fatores psicológicos estão inclusos o sentimento de inferioridade, de medo, insegurança, solidão, estresse que conturbem para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade. Os fatores ambientais são: mudança de lugar, rotina, situações esgotantes e estressantes, traumas que influenciam na vida do ser negativamente.
Algumas pessoas tendem facilmente a desenvolver transtornos de ansiedade em função de seus costumes. Por exemplo, aqueles que têm uma dieta pobre em vitaminas, proteínas, não fazem atividades, abusam de substâncias como álcool, tabaco ou drogas, e praticam outras atividades prejudiciais à saúde que tem mais tendência de desenvolvimento de transtornos de ansiedade.
É relevante lembrar que os fatores de risco para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade são diversos e nem sempre irão causar o transtorno. Dessa forma, é aconselhável que aqueles que apresentam sintomas de ansiedade procurem ajuda de um profissional.
Definição de transtorno de ansiedade
Um transtorno de ansiedade é uma condição mental tóxica e patológica que precisa ser revertida, pois causa sintomas físicos e emocionais bastante prejudiciais. Estes sintomas podem incluir preocupações excessivas, crises de pânico, raiva, fadiga, suor, diarréia, tensão nos músculos, dificuldade em concentrar-se, crises de asma, perda de sono e problemas no sistema digestivo.
Os transtornos de ansiedade devem ser tratados com terapia, medicamentos ou os dois juntos. É normal sentir-se ansioso e nervoso em situações consideradas difíceis, os transtornos de ansiedade tornam-se um problema quando esses sentimentos e sensações de ansiedade são frequentes e intensos acompanhados de sintomas maléficos que interferem e atrapalham na vida cotidiana.
Distúrbios relacionados a transtorno de ansiedade
Os distúrbios relacionados a transtorno de ansiedade são um conjunto de transtornos mentais que são mais comuns em adultos do que em crianças ou adolescentes. Esses transtornos abrangem sentimentos e sensações de medo, preocupação ou ansiedade demasiada.
Os sintomas incluem preocupação que passam do limite e são muitos fortes, dificuldade em controlar os mesmos, irritabilidade constante e sem motivos, aumento dos sintomas físicos como arritmia e aperto no peito, além de dores no corpo.
Muitas pessoas também apresentam sintomas de fobia, como terror e pânico ou até mesmo paralização em relação a situações de perigo existentes ou inventados, como andar de avião ou entrar em elevador, fazer uma prova, medo de ver sangue, arrancar um dente e etc.
Os transtornos de ansiedade também podem causar dificuldade em realizar tarefas corriqueiras, como ir ao trabalho, à escola, no mercado ou até em um passeio ou viagem. Se a pessoa não procurar uma ajuda médica, os transtornos de ansiedade podem ter um efeito expressivo na condição de vida de uma pessoa.
Por sorte, há existência de tratamentos eficazes que podem aliviar os efeitos e melhorar a qualidade de vida. Alguns desses tratamentos incluem: terapia cognitivo comportamental, medicamentos e algumas técnicas de terapia.
Tipos de transtornos de ansiedade:
1. Transtorno de Ansiedade Generalizada: dificuldade de parar de se preocupar, de relaxar, tornando-se muito intensa e exagerada
2. Transtorno de Ansiedade Social: medo demasiado de se relacionar com outras pessoas ao seu redor e que ainda vá conhecer
3. Transtorno de Pânico: tem como característica fobias de medo intenso que vem a sufocar e a barrar o indivíduo diante de qualquer situação
4. Transtorno Obsessivo Compulsivo realizar obrigatoriamente com compulsão e obsessão alguma coisa
5. Transtorno de Estresse Pós-Traumático : medo de realizar qualquer coisa que tenha lhe assustado e causado pesadelos no passado
Transtorno de ansiedade e sua relação com outras doenças
A ansiedade é um transtorno psiquiátrico que irá afetar e desmotivar as pessoas de varias formas e jeitos. É caracterizado por sentimentos de preocupação, pânico, desconforto e tensão, que podem ter surgido por um uma situação provocada ou por situações comuns do dia a dia.
A ansiedade também tem ligação com outros doenças psiquiátricos. Pesquisas mostram que um indivíduo com transtorno de ansiedade tem maior chances de desenvolver outras doenças, como depressão, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de pânico e transtorno de personalidade, antissocial, borderline, dependente.
Ademais, pessoas com transtorno de ansiedade tendem a sofrerem mais com problemas de saúde física, como crises asmática, dores na cabeça e no corpo, taquicardia, tosse e dores musculares. Estes problemas de saúde acontecem quando há frequência de estado de ansiedade.
Devido seus malefícios, ansiedade também pode afetar a vida social, profissional e acadêmica de uma pessoa. Nos sintomas vem incluso as dificuldade em se relacionar com os outros, problemas em se concentrar, problemas de sono, falta de animo e motivação. Estes sintomas podem tornar difícil para a pessoa desempenhar tarefas diárias e trabalhar de forma eficiente.
Devido a isso, é legal que as pessoas com transtorno de ansiedade busquem ajuda de um profissional da causa para diminuir e controlar seus sintomas e prejuízos. O tratamento pode incluir terapia, medicamentos ou uma combinação de tudo isso. O tratamento é individual e de acordo com cada caso do indivíduo.
Fatores ambientais relacionados ao transtorno de ansiedade
Existem fatores ambientais que geralmente tem um grande efeito no transtorno de ansiedade. Você já parou para observar como o estresse e a pressão da sociedade podem acabar agravando os sintomas e os males da ansiedade? Pois acredite, isso pode acontece e corrobora para prejudicar mais ainda as pessoas que estão peitando esse transtorno.
O meio em que as pessoas habitam podem também causar ou aumentar sentimentos de ansiedade, como o pavor sobre o não controle de situações que estão acontecendo consigo. Outros fatores ambientais que podem influenciar a ansiedade são: falta de nutrientes para o bom funcionamento do corpo, as baixas ou não realização de atividades físicas, contaminação do ar respirado, falta de sono, violência, mudanças e transformações climáticas.
Todos esses fatores reunidos podem levar ao aumento de níveis d ansiedade.
– Fatores hereditários: pesquisas mostram que o transtorno de ansiedade pode ser passado de geração a geração
– Estresse crônico: enfrentamento de constante tensão por longos períodos de tempo pode aumentar os sintomas de ansiedade, prejudicando a saúde física e emocional.
-Nutrição inadequada: alimentos pobres em nutrientes e ricos em açúcar, gorduras e cafeína podem aumentar sintomas de ansiedade.
– Falta de exercício: falta de atividades são conhecidos por piorar os sintomas de ansiedade.
– Uso de drogas: o uso abusivo de álcool, maconha, outras drogas e até do fumo aumenta o risco de transtornos de ansiedade.
– Problemas de sono: insônia ou pode desencadear ou agravar os sintomas de ansiedade.
– Pressão social: a pressão para atender as vontades do povo e profissionais pode levar ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade.
Formas de prevenção de transtorno de ansiedade
1. Utilizar estratégias de relaxamento: respirar fundo e lentamente, músicas, vídeos de sons de pássaro e de água, yoga, danças lentas, meditação.
2. Atividades físicas : irá a reduzir o estresse além de melhorar seu bom humor
3.Mudanças na alimentação: evitar alimentos processados e alimentos ricos em açúcares, álcool, adotar uma dieta rica e balanceada.
4. Dormi bem : tente descansar 8 horas por dia, regulando seu sono e obtendo todas as consequências positivas de tal ato.
5. Evite o consumo de drogas, tabaco ou álcool: o uso de drogas, tabaco ou álcool pode aumentar os sintomas ruins da ansiedade e também levar ao surgimento de doenças mais graves e prejudiciais.
6. Comunique-se com as pessoas ao seu redor: aprender a expressar-se abertamente consigo mesmo e com outras pessoas.
7. Cuide-se: pratique atividades que lhe trazem alegria e bem estar como ler, pintar, desenhar, caminhar, dançar ou ouvir música.
8. Evite o consumo exagerado dos veículos de comunicação: muitas vezes, a exposição a notícias negativas pode aumentar os níveis de ansiedade, o que acaba te prejudicando.
9. Busque ajuda profissional: Se os seus sintomas agravarem-se e atrapalharem a sua capacidade de viver uma vida normal e se relacionar, consulte um profissional de saúde mental, isso com certeza irá te ajudar
Estatísticas sobre transtorno de ansiedade
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 264 milhões de pessoas em todo o mundo têm transtorno de ansiedade, 18 milhões são brasileiros. Isso faz com que percebamos que a ansiedade é mais comum do que se fala e se pensa e afeta grande massa da população, seja homens, mulheres, crianças, adolescentes, ricos ou pobres.
No entanto, a ansiedade é mais comum entre mulheres do que homens, revela uma pesquisa de 23,4% e 14,3% respectivamente. Esse transtorno afeta mais pessoas entre 19 e 26 anos do que pessoas com idades acima dos 50. A grande parte da população não procuram ou não conseguem um tratamento eficaz para a diminuição dos maléficos desse transtorno.
É de extrema importância que as pessoas procurem ajuda profissional para diminuírem os sintomas da ansiedade. É importante também, que o governo, junto com a mídia, consigam formas de exporem e propagarem o que é o transtorno de ansiedade, seus sintomas, suas causas e seu tratamento.
Conclusão
Os sintomas de transtorno de ansiedade variam de pessoa para pessoa, embora alguns dos sintomas mais comuns incluam: preocupação excessiva, ataques de pânico, cansaço, falta de ar, tensão muscular péssima qualidade de sono, sensação extrema de medo e falta de motivação.
Existem outros diversos sintomas desse transtorno dependendo do tipo de ansiedade. É importante reconhecer os sinais de transtorno de ansiedade para que possam ser tratados de forma eficaz. A terapia cognitivo comportamental e as medicações são frequentemente usadas como tratamento.
Junto a tudo isso, praticar exercícios físicos, respirar profundamente e usar técnicas de relaxamento também podem ajudar a aliviar os sintomas. O tratamento de um transtorno de ansiedade pode levar algum tempo, mas sempre é possível recuperar a qualidade de vida. É fundamental que as pessoas com transtorno de ansiedade se sintam apoiadas durante o processo de tratamento.