Transtorno de ansiedade

O Transtorno de Ansiedade é um distúrbio que afeta o modo como uma pessoa lida com a ansiedade, nela está presente uma preocupação fora do normal e persistente que e interfere na vida do individuo prejudicando seu dia a dia.

A maior parte dos pacientes também apresentam outras condições psiquiátricas associadas como depressão, síndrome do pânico e até transtornos mais graves como o transtorno de estresse pós-Traumático. A causa do transtorno de ansiedade tem muitos fatores como historia familiar de doenças psiquiátricas e experiências traumáticas durante a vida. 

Outros transtornos de ansiedade incluem o Transtorno de Ansiedade Generalizada (um transtorno de ansiedade exagerada, muito intensa e desproporcional ao acontecimento sem conseguir se controlar e amenizar essa ansiedade); o Transtorno de Ansiedade Social (um transtorno de ansiedade que causa medo extremo de ser julgado e humilhado em situações sociais o que colabora para a pessoa se isolar e não querer contato com outras pessoas); e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (um transtorno de ansiedade que causa obsessões e compulsões relacionadas a pensamentos e comportamentos).

 Todos esses transtornos podem ser tratados com medicamentos e terapias. 

Sintomas de Transtorno de Ansiedade

Existem vários sintomas de transtornos de ansiedade, alguns deles são:

– Medos exagerados e sem explicação 

– Preocupação extremas com questões diárias 

– Sensação de medo intenso ou desconforto 

– Falta de concentração 

– Ansiedade de desempenho ou preocupação com o fracasso 

– Tensão nos músculos

– Péssima qualidade de sono 

– Tensão e muito cansaço 

– Medo de sair de casa ou de outros lugares 

– Irritabilidade intensa   

– Medo de situações sociais 

– Aperto no peito 

– Dificuldade para tomar decisões

Tratamentos para Transtorno de Ansiedade

Transtornos de ansiedade 2
Transtornos de ansiedade

1. Terapia Cognitivo Comportamental: Sem dúvidas é uma terapia bastante usada para conseguir reverter e amenizar os quadros de ansiedade, esta terapia irá buscar estratégias para mudar pensamentos e sentimentos ruins, negativos e distorcidos do paciente.

2. Terapia de exposição: essa terapia irá expor o paciente aos seus medos, traumas e aflições de forma segura, para assim ele conseguir conviver e lidar com a ansiedade.

3. Terapia de aceitação e compromisso: tem como finalidade ajudar o paciente a aceitar seus sentimentos, pensamentos e emoções, fazendo-o ver que existe uma forma legal de lidar com eles se em vez de ignorá-los você aceitar e ter um compromisso de buscar melhora pra sua saúde mental.

4. Exercícios físicos: São incontáveis os benefícios que as atividades físicas trazem para o corpo e a mente das pessoas. Exercícios ajudam a diminuir o estresse, o cansaço e a irritabilidade, contribuindo assim para o bem-estar das pessoas.

5. Meditação: A meditação pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, pois melhora o foco, reduz o estresse e ajuda a controlar os pensamentos e sentimentos negativos.

6. Acupuntura: A acupuntura é um tratamento usado com a finalidade de diminuir o estresse usando agulhas em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde.

 Estatísticas de Transtorno de Ansiedade

A prevalência de transtorno de ansiedade aumentou globalmente nos últimos anos. Em 2020, estima-se que cerca de 18,1% da população mundial sofre de algum tipo de transtorno de ansiedade, com taxas mais altas entre mulheres. Esta taxa foi de 16,6% em 2017.

A prevalência de transtorno de ansiedade nos Estados Unidos é de 18,1%, o que significa que cerca de 40 milhões de adultos americanos sofrem de algum tipo de transtorno de ansiedade. Além disso, estima-se que cerca de 8 milhões de crianças e adolescentes nos Estados Unidos também sofrem de algum tipo de transtorno de ansiedade.

Estima-se que os transtornos de ansiedade custam aos Estados Unidos cerca de 42,3 bilhões de dólares por ano, incluindo custos médicos, de saúde mental e de incapacidade. Cerca de 30 bilhões de dólares são gastos em tratamentos médicos e de saúde mental, enquanto os gastos com incapacidade representam cerca de 12,3 bilhões de dólares.

A maioria dos tratamentos para transtornos de ansiedade incluem terapia cognitivo comportamental, medicamentos psiquiátricos e suporte social. Estudos mostram que a terapia cognitivo comportamental é particularmente eficaz para tratar transtornos de ansiedade.

 Prevenção de Transtorno de Ansiedade

prevencao para transtorno de ansiedde
Prevenção para transtorno de ansiedade

A prevenção de transtornos de ansiedade envolve adotar hábitos saudáveis e lidar com situações que possam desencadear episódios de ansiedade. Algumas medidas preventivas incluem:

• Praticar exercícios regularmente – Exercícios regulares podem ajudar a reduzir a ansiedade e estabilizar os níveis de humor.

• Cuidar da saúde mental – Aprendizado de técnicas de relaxamento e respiração profunda podem ajudar a controlar os sintomas de ansiedade.

• Controlar o estresse – Evitar o estresse crônico é uma ótima maneira de prevenir os sintomas de ansiedade.

• Gerenciar o tempo e priorizar – Organizar o tempo de forma adequada e estabelecer prioridades ajuda a reduzir a pressão e reduzir a ansiedade.

• Estabelecer metas realistas – Definir metas realistas e alcançáveis ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade associada.

• Ter uma boa alimentação – Comer uma dieta saudável e equilibrada ajuda a manter os níveis de energia estáveis, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade.

• Obter suporte – Conversar com amigos e familiares e procurar ajuda profissional se necessário, ajuda a lidar com a ansiedade.

Dicas de Prevenção para Transtorno de Ansiedade

1. Se organize, faça uma lista de coisas que você tem que fazer durante aquele dia, um bloquinho de anotações pode ajudar a tirar a ansiedade da cabeça.

2. Pratique técnicas de respiração profunda, ioga, meditação e pratique atividades físicas para diminuir a ansiedade.

3. Busque praticar atividades socias saindo com outras pessoas, cursos, danças e algum esporte.

4. Evite o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas.

5. Procure uma alimentação balanceada e saudável.

6. Entenda seus sentimentos e que nem tudo está no seu controle.

7. Pratique técnicas de pensamento positivo e aceitação e pertencimento.

8. Procure ajuda profissional, se necessário.

9. Identifique o que está causando esse estrese.

10. Aprenda a lidar com o estresse no trabalho e em casa.

Causas de Transtorno de Ansiedade

tratamento para transtorno de ansiedade 1
Tratamento para transtorno de ansiedade

O transtorno de ansiedade pode ter muitas causas, incluindo fatores genéticos, estresse emocional e psicológico, abuso de substâncias, problemas médicos, problemas sociais e fatores ambientais. Pode haver uma predisposição genética para transtornos de ansiedade, e os fatores ambientais podem desencadear um transtorno de ansiedade.

Estresse emocional e psicológico, especialmente durante a infância e a adolescência, pode contribuir para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade. Traumas, separações, mudanças na vida, problemas no trabalho ou na escola ou relacionamentos ruins podem causar sintomas de ansiedade.

Abuso de substâncias, como álcool e drogas, pode desencadear ou agravar um transtorno de ansiedade. Alguns medicamentos também podem causar sintomas de ansiedade.

Problemas médicos, como doenças cardíacas, problemas respiratórios ou doenças autoimunes, também podem contribuir para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade.

Problemas sociais, como desemprego, altas taxas de criminalidade, violência doméstica, discriminação, pobreza e violência, podem desencadear ou agravar um transtorno de ansiedade, assim como problemas financeiros.

Fatores ambientais, como poluição, mudanças climáticas, radiação, campos eletromagnéticos, pesticidas e outros poluentes químicos, também podem contribuir para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade.

Efeitos de Transtorno de Ansiedade

Os transtornos de ansiedade são condições psiquiátricas caracterizadas por medo, preocupação e apreensão excessivas e persistentes.

 Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, fobia específica, transtorno de ansiedade social, transtorno de estresse pós-traumático e transtorno obsessivo compulsivo.

 Os sintomas da ansiedade podem incluir medo, preocupação, aceleração do ritmo cardíaco, sudorese, tremores, falta de ar, náuseas e dores de cabeça. Esses sintomas podem afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa, tornando difícil conseguir um bom sono, concentração e realizar tarefas diárias.

Além disso, as pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade têm maior risco de desenvolver outros problemas de saúde mental, como depressão, abuso de substâncias ou comportamento suicida.

Complicações de Transtorno de Ansiedade

Complicações de transtorno de ansiedade podem incluir problemas de saúde física, como hipertensão arterial, doenças cardíacas, problemas gastrointestinais, síndrome do pânico e outros problemas de saúde mental, como transtorno bipolar, depressão e abuso de substâncias. 

As complicações também podem incluir problemas sociais, como relacionamentos ruins, problemas de carreira e dificuldades financeiras. O transtorno de ansiedade pode também levar a problemas emocionais, como sentimentos de vergonha, culpa ou isolamento. 

Algumas complicações menos comuns incluem distúrbios alimentares, transtornos obsessivo compulsivos e transtornos de estresse pós-traumático. O transtorno de ansiedade pode levar a problemas no trabalho, na escola e nas relações pessoais, pois a pessoa pode sentir-se desconfortável em socializar, falar em público ou tomar decisões.

 Por fim, o transtorno de ansiedade pode tornar difícil a realização de tarefas diárias como dirigir, fazer compras e manter compromissos.

Ocorrência de Transtorno de Ansiedade

A ocorrência de transtorno de ansiedade é comum entre aqueles que sofrem de outros transtornos mentais como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e transtorno de estresse pós-traumático.

Grande parte das pessoas que sofrem com ansiedade, se queixam de outros problemas mentais, pois a ansiedade em si não vem sozinha. A ansiedade tem vários motivos para se manifestar: traumas, predisposição genética, o ambiente no qual a pessoa está inserido e outros impasses.

Os sintomas de transtorno de ansiedade podem incluir falta de controle da preocupação, medo e estresse intenso. Outros sintomas incluem sensação de ansiedade generalizada, medo de está com outras pessoas, medo de falhar, preocupação excessiva e incapacidade de relaxar e de se manter calma. Os sintomas podem variar de leves a graves.

 O tratamento para transtorno de ansiedade geralmente inclui terapia, medicamentos ou ambos. 

A terapia pode abordar as preocupações e trabalhar para mudar os pensamentos e as emoções que estão causando a ansiedade. Os medicamentos podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade.

Epidemiologia de Transtorno de Ansiedade

Epidemiologia de Transtorno de Ansiedade
Epidemiologia de Transtorno de Ansiedade

Epidemiologia de transtorno de ansiedade é o estudo das taxas de prevalência, incidência e distribuição da condição em diferentes populações. Estudos epidemiológicos mostram que os transtornos de ansiedade são relativamente comuns, afetando cerca de 18,1% da população em geral nos Estados Unidos.

 Estimativas mais recentes da Organização Mundial de Saúde sugerem que quase um quarto das pessoas em todo o mundo experimentaram algum tipo de transtorno de ansiedade durante suas vidas.

Os transtornos de ansiedade têm uma incidência maior entre mulheres do que entre homens, e as taxas de predomínio tendem a aumentar com a idade. 

Estudos epidemiológicos também mostram que os transtornos de ansiedade tendem a ser mais prevalentes entre pessoas de minorias étnicas, como os afro-americanos e os latinos. 

Além disso, estudos têm mostrado que as taxas de prevalência de transtorno de ansiedade são mais altas entre aqueles com menor renda e educação.

Conclusão

Não é fácil lidar com o transtorno de ansiedade, mas você não é o único enfrentando esse problema. O transtorno de ansiedade é um problema de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Se você está sofrendo com seus sintomas, é importante que você procure ajuda profissional qualificado na área.

Embora possa ser difícil lidar com os sintomas, existem tratamentos eficazes disponíveis hoje em dia que podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Quando você trata o transtorno de ansiedade, você pode encontrar alívio e recuperar a estabilidade emocional.

Postagem anterior
PRÓXIMA POSTAGEM